ABERTAS AS INSCRIÇÕES! CURSO INTENSIVO DE INTRODUÇÃO AO DESENHO — PARA IDADES ENTRE OS 12 E OS 15 ANOS

De 6 a 10 de Setembro – 5 sessões de 3 horas (15 horas no total)

Horário – de Segunda a Sexta-feira, das 14:00 às 17:00

Professor: Marco Mendes

Sinopse:

Como é que vemos as coisas que nos rodeiam? O que é que sabemos sobre elas? Qual a diferença entre ver e observar? Será que é possível desenhar o que vemos? O que vemos quando desenhamos?

Este curso está pensado para crianças e jovens dos 12 aos 15 anos, funcionando como uma introdução ao desenho de observação. Serão abordados os temas e os conteúdos estruturantes de uma aprendizagem do desenho de observação tais como: percepção visual e domínio da forma, estudo da luz e do claro-escuro, diferentes modos e estratégias de representação. Para além dos aspectos relacionados com a representação, iremos explorar diferentes técnicas, processos, materiais e suportes do desenho. Desenhar em pequena e grande escala; Desenhar o que não se vê – transparências e linhas auxiliares; Espaços negativos, figura e fundo; Gestualidade, variação gráfica, acumulação e sobreposição; Coordenação entre olhar e gesto; Contorno cego e contorno lento; Desenhar o rosto e a cabeça humana – proporções e relações de medida. Desenhar a luz e a sombra.

Material a trazer para as aulas:

Lápis de grafite, caneta ou marcador preto e folhas A3. O restante material será fornecido pelo Clube de Desenho. Iremos trabalhar com os habituais lápis de grafite e caneta, mas também com carvão, pincéis e aguadas, diferentes tipos de papel, entre outras coisas. Aproveitaremos para conhecer um pouco mais sobre os diferentes materiais e suportes e quais as suas características.

Número de vagas: máximo 12 (mínimo 8)

INSCRIÇÕES:

Valor a pagar no ato de inscrição: 100€

PROFESSOR:

MARCO MENDES

Coimbra, 1978. Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Autor de banda desenhada, ilustrador, artista plástico e professor. Membro fundador do Clube de Desenho, do Porto. Criou com Miguel Carneiro o colectivo artístico e editorial A Mula, em 2006, responsável pela publicação de diversas antologias de banda desenhada, ilustração e artes plásticas, bem como por inúmeras exposições colectivas, em Portugal e no estrangeiro. Publicou em 2008 o livro “Tomorrow the Chinese Will Deliver the Pandas”, pela Plana Press, em Maio de 2012 a novela gráfica “Diário Rasgado”, que compila uma série de BD’s autobiográficas, em 2013 o álbum de desenhos “Anos Dourados” e em 2014 a novela gráfica “Zombie”, todos pela Mundo Fantasma.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.