Notícias

(A)RISCAR O PATRIMÓNIO

O Clube de Desenho foi convidado a participar neste evento assumindo o papel de anfitrião do Porto. Convidamos todos os interessados em participar,  a aparecer no dia 27 de Setembro de 2014, pelas 14h30, na Igreja de S. Francisco (ponto de encontro do Porto)

(A)rriscar o património

(A)riscar o Património/Heritage Sketching é uma iniciativa da DGPC – Direcção-Geral do Património Cultural, com apoio dos Urban Sketchers Portugal, integrada nas Jornadas Europeias do Património, a decorrer em todo o país, nos dias 26, 27 e 28 de Setembro de 2014.

Associar a representação do património com o desenho – na sua vertente mais imediata e espontânea, enquanto registo do olhar, memória fugaz de um tempo e de um sítio, figuração instantânea duma realidade e dum momento – dá o mote para este evento, que pretende reunir sketchers, ilustradores, artistas ou simples amantes do desenho, em vários sítios mas num mesmo dia. O evento terá lugar no dia 27 de Setembro de 2014, prevendo-se que os trabalhos enviados sejam apresentados numa exposição e que, posteriormente, sejam editados em versão livro/caderno. Todos são convidados a participar, não sendo necessária qualquer inscrição prévia: apenas material de desenho, olhar afinado e vontade de desenhar! As únicas limitações prendem-se com o tema – património – e os locais onde o evento irá decorrer, e com a importância da representação in situ.

Por forma a atrair participantes de vários pontos do país, o encontro vai-se desenvolver em Viana do Castelo, Porto, Coimbra, Tomar, Torres Vedras, Lisboa, Castelo Branco, Évora e Ponta Delgada, a partir das 14h30. O ponto de partida será um dos monumentos mais significativos de cada cidade, que servirá como base para um percurso sugerido – mas não obrigatório.

Dependendo do número de participantes, o Encontro tem também como objectivo a realização de uma exposição itinerante e de uma publicação com os trabalhos apresentados: os participantes terão um prazo – até ao dia 11 de Outubro de 2014 – para enviarem os seus desenhos em suporte digital (formato jpeg/300 dpi).

Mais informações relativas a este evento consultar: http://ariscaropatrimonio.wordpress.com/2014/07/30/30/

Porto Digital – Workshop de desenho de espaço com Bo Soremsky, artista convidado pelo Goethe Institut, sábado 25 de Maio, às 10:30 no Clube de Desenho – Inscrição gratuita, (limitado a 20 vagas)

hundi

Porto Digital – um guia da cidade interactivo

O objectivo deste workshop é criar um guia interactivo da cidade do Porto, com o recurso a desenhos. Numa primeira fase, terá lugar uma sessão de desenho pela cidade, onde serão capturadas em imagens algumas vistas do Porto. Estes desenhos serão posteriormente trabalhados e usados como base para criar para um guia da cidade digital que possibilita aos visitantes visitar virtualmente os locais e descobrir o Porto de uma forma original.

Bo Soremsky: 1983, Berlim. Ilustrador, Autor de banda desenhada com obra publicada em inúmeras revistas alemãs, como a Jungle, entre outras. Artista convidado do programa de residências artísticas Comic Transfer, da responsabilidade do Goethe Institut, com passagem pelo Porto. Portfolio digital disponível em: http://www.bosoremsky.de/

Autor de um estudo sobre jornalismo e banda desenhada, intitulado Recovery and Conversion of Ilustration – Present Challenges for the Illustrated Picture Story,  disponível em: http://www.bosoremsky.de/thesis.html

Clube de Desenho  2011/2012 – Exposição

Inaugura a 1 de Setembro de  2012 (Sábado) 
Galeria do Espaço Gesto – Rua José Falcão nº 107, Porto
.

Inaugura a 1 de Setembro de  2012 (Sábado) e fica patente durante o mês de Setembro (de segunda a sábado das 15h às 19h)
Galeria do Espaço Gesto – Rua José Falcão nº 107, Porto
.

A selecção de desenhos apresentada propõe um olhar panorâmico sobre o trabalho desenvolvido nos cursos promovidos pelo Clube de Desenho durante o ano de 2011/2012. A diversidade de temas, instrumentos, registos e soluções gráficas permite-nos sobretudo reconhecer a importância da aprendizagem do desenho como um processo colectivo. Procuramos ver e dar a ver neste conjunto de desenhos, a pluralidade de métodos e propostas pedagógicas que foram sendo tacteadas ao longo dos cursos, assim como as diferentes expectativas e concepções da disciplina por parte de alunos e professores.

Anúncios