Professores/Professores Convidados

Elementos fundadores e professores do Clube de Desenho, Setembro de 2010:

  Sofia Barreira

Nasce no Porto em 1976. Em 2000 licencia-se em Artes Plásticas – Escultura pela FBAUP, em 2010 conclui o Mestrado em Ensino de Artes Visuais pela FBAUP e FPCEUP com o Relatório de Mestrado intitulado: Como ensinar a aprender a desenhar? e, em 2016, conclui o Doutoramento em Educação Artística na FBAUP com a tese intitulada: O que me fez o desenho? Do não desenhar ao escrever.

É co-fundadora do Clube de Desenho (clubedesenho.wordpress.com) — criado em Setembro de 2010 juntamente com Carlos Pinheiro, Marco Mendes e Nuno Sousa. Colaborou entre 2001 e 2010 com o Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea de Serralves na orientação de visitas às exposições temporárias do museu. Foi assistente convidada de Desenho na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) durante quatro anos consecutivos (2006-2010) lecionando as unidades curriculares de Desenho I e Desenho de Arquitetura. Em 2010/2011, também como assistente convidada, lecionou Desenho II no Curso de Design Gráfico (DG) do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA). Entre 2010-2012 foi assistente convidada de Desenho na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho (EAUM), lecionando Desenho II no Mestrado Integrado de Arquitetura (MIARQ) e Desenho de Representação na Licenciatura de Design e Marketing de Moda. No ano letivo 2011/2012 lecionou Desenho, enquanto professora convidada, na Escola Artística e Profissional Árvore, aos cursos de DG e Desenho Digital 3D e, orientou os estágios pedagógicos de 4 alunas do Mestrado em Ensino de Artes Visuais (MEAV), U. Porto e UCP. Braga. Em 2013/2014, como assistente convidada, lecionou Desenho I e II na Licenciatura de Design Industrial (DI) da Escola Superior de Design (ESD)_IPCA. Em 2014/2015 lecionou Laboratório de Desenho no MIARQ e Desenho na Licenciatura de Design de Produto (DP) na EAUM. Ainda em 2014/2015 lecionou Desenho I e Desenho II na licenciatura de DI da ESD_IPCA. Em 2015/16 lecionou Desenho no MIARQ da EAUM e Desenho I e Desenho II nas licenciaturas de DI e DG  respetivamente, da ESD_IPCA. Em 2016/2017  Desenho I na licenciatura de DI e Desenho II na licenciatura de DG da ESD_IPCA.

Desenvolve a sua prática artística expondo de forma intermitente desde 1998. Interessam-lhe as relações afetivas que se estabelecem com as coisas e lugares, e encontra nas vivências do quotidiano, doméstico e familiar, a sua matéria de trabalho. Explora a memória, as circunstâncias e a livre associação de ideias. Os meios são diversos: instalação, escultura, fotografia, vídeo, desenho, escrita.

  Carlos Pinheiro

Nasce no porto em 1981. Em 2004 licencia-se em Artes Plásticas – Escultura pela FBAUP e participa na fundação do colectivo artístico “Senhorio”, onde realizou vários fanzines ligados à área do desenho, bd e ilustração. Trabalhou com a galeria MCO – Arte Contemporânea, Porto. Actualmente, leciona as disciplina de Desenho I, Desenho II, Desenho III e Prática de Desenho na ESMAE, Processos e Métodas da BD na ESAP (extensão de Guimarães) e é co-fundador do Clube de Desenho (clubedesenho.wordpress.com) — criado em Setembro de 2010 juntamente com Marco Mendes, Nuno Sousa e Sofia Barreira. Em 2012 publicou o livro “Sobrevida” em co-autoria com Nuno Sousa, editado pela Imprensa Canalha, Lisboa.

   Marco Mendes

Nasce em Coimbra em 1978. Licenciado em Design Gráfico pela FBAUP. Doutorando em Arte e Design pela FBAUP, autor de banda desenhada, ilustrador freelancer, artista plástico. É desde 2006 Assistente Convidado de Desenho na FAUP. Entre 2006 e 2012 lecionou várias disciplinas da Licenciatura em Banda Desenhada e Ilustração da Escola Superior Artística do Porto (extensão de Guimarães  – ESAG) e entre 2008 e 2012 lecionou Campos da Ilustração no Curso de Especialização Tecnológica de Ilustração Gráfica da mesma escola. Leciona, desde 2010, Desenho de Representação no Curso de Design na Universidade de Aveiro. Foi fundador, juntamente com Miguel Carneiro, do projecto artístico e editorial A Mula, a funcionar desde 2005, e é co-fundador do Clube de Desenho (clubedesenho.wordpress.com) — criado em Setembro de 2010 juntamente com Carlos Pinheiro, Nuno Sousa e Sofia Barreira.
Em 2008 publicou o livro “Tomorrow the chinese Will Deliver the Pandas”, editado pela Plana Press, Porto e em 2012 publicou o livro “Diário Rasgado, 2007/12”, editado pela Mundo Fantasma, Porto. Responsável por diversos cursos e oficinas de Banda Desenhada na Fundação de Serralves e Casa da Animação, Porto, e no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, entre outras instituições, portuguesas e espanholas.

  Nuno Sousa

Nasceu no Porto em 1979. Em 2004 licencia-se em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Em 2010 conclui o Mestrado em Ensino de Artes Visuais pela FBAUP/ FPCEUP, com o relatório de mestrado intitulado: “Fazer acontecer – Construção de um não-método de aprendizagem”. EM 2017, conclui o Doutoramento em Educação Artística pela FBAUP. É co-fundador do Clube de Desenho (clubedesenho.wordpress.com) — criado em Setembro de 2010 juntamente com Carlos Pinheiro, Marco Mendes e Sofia Barreira. Foi membro fundador do colectivo Senhorio, no Porto, participando desde 2004 na produção e publicação de vários fanzines: “Barba”, “Pingue”, “Busto”, “Mister”, “Não me contes o fim – Eles Morrem Todos!”, “Formigueiro”, “Grande Prémio de Desenho”. Expõe regularmente desde 2005. Integra como compositor e intérprete os projectos musicais: Stowaways, Sr Doutor e João Peludo e a Orquestra Sonâmbula. É desde 2009 Assistente Convidado de Desenho na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e de Projecto I e Desenho de Espaço na Licenciatura de BD/Ilustração na Escola Superior e Artística do Porto (extensão de Guimarães – ESAG), onde assume, desde 2012, o cargo de Director de Departamento de BD e Ilustração. Em 2012 publicou o livro “Sobrevida”, em co-autoria com Carlos Pinheiro, editado pela Imprensa Canalha, Lisboa.

Elementos convidados para pertencerem aos órgãos sociais da Sombra Própria Associação Cultural (Clube de Desenho), Agosto de 2012:

A 30 de Agosto de 2012, constituímos a associação — Sombra Própria Associação Cultural para albergar o projeto Clube de Desenho  (que existia já desde Setembro de 2010), com o seguinte fim:

Esta associação tem em vista a dinamização de actividades culturais relacionadas com a prática e o ensino do desenho. Propõe-se constituir como um espaço de encontro e partilha de experiências entre pessoas interessadas nesta área científica. Assim sendo a associação pretende:

  • criar um espaço colectivo de prática e investigação (atelier, oficinas, encontros, seminários, projectos de investigação);
  • promover e divulgar obras e projectos de diferentes autores
  • dinamizar exposições e publicações que documentem actividades relacionadas com a área do Desenho;
  • dinamizar cursos livres de desenho, ilustração e produção gráfica;

Nota: Para além dos 4 membros fundadores do Clube de Desenho, juntaram-se a nós, no momento de constituição da associação, os seguintes elementos:

Ana Cachucho

Nasce no Funchal em 1980. Em 2005 licencia-se em Arquitetura pela FAUP e em 2012 conclui o Mestrado em Ensino de Artes Visuais pela FBAUP e FPCEUP, com o relatório de mestrado intitulado “Desenrolar o novelo: das aprendizagens do desenho até ao atlas de imagens na educação artística”. Atualmente, leciona a disciplina de Desenho de Representação e Comunicação no curso de Desenho Digital 3D, enquanto professora convidada, na Escola Artística e Profissional Árvore.

André Alves Barbosa

Nasce em Gaia em 1981. Em 2005 licencia-se em Artes Plásticas Pintura pela FBAUP. Em 2009 conclui o Mestrado em Ensino das Artes Visuais pela FBAUP/FPCEUP com o relatório de mestrado intitulado: “Mestre sem mister”. Em 2011, conclui o Master of Fine Arts pela University of Cincinnati com a tese de mestrado intitulada: Something happens” . Foi bolseiro da Fulbright/ Carmona e Costa, laureado com o “6th Artist in Context”. Fez residência artística no Hotel Mariakapel e no “gARBa – Young Artists in residence in Basilicata”.

Arlindo Silva

Nasce na Figueira da Foz em 1974.  Em 2001, licencia-se em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. No mesmo ano foi bolseiro do programa Erasmus realizado na Academia de Belas Artes de Riga. É atualmente docente na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto e estudante de Doutoramento em Belas Artes na Universidade de Vigo. Enquanto artista plástico tem vindo a desenvolver trabalho no campo da pintura e do desenho.

 Armando Ferraz 

Nasce em Lisboa em 1968. Em 1993 licencia-se em Artes Plásticas – Pintura pela ESBAP. Entre 1991 e 1993 deu aulas de Desenho na Cooperativa Gesto, Porto. No ano de 92/93 deu aulas de Desenho em Cursos Livres na Oficina/Cooperativa Cultural de Ermesinde. Entre 93 e 99 foi professor do ensino secundário lecionando as disciplinas de Desenho, Arte e Design e Geometria Descritva. No ano de 1998/99 realiza o seu Estágio/Profissionalização em Serviço, como professor de Ensino Secundário, pela Universidade de Aveiro. É desde 1997 docente de Desenho I e II na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde em 2004, realizou a sua Prova de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica intitulada: “Imagens da cor: dos discursos às representações. Variantes expressivas de representação gráfica cromática.” Desenvolve a sua prática artística na área das Artes Plásticas.

Emília Alírio

Nasce em Santa Maria de Bouro em 1945. Em 1977 licencia-se em Pintura/ Escultura pela Escola Superior Belas Artes do Porto. Expõe  coletivamente desde então. Fez o estágio Pedagógico ao Ensino Secundário na Escola Aurélia de Sousa. Lecionou Desenho,  Geometria Descritiva e Oficina de Artes na Escola Especializada de Ensino Artístico Soares dos Reis, no Porto. Foi professora especializada e formadora junto do Getap. Autora e co-autora de programas de Desenho e Oficina de Artes para o Ministério da Educação. Integrou o grupo organizador do seminário “Os Desenhos do Desenho”. Integra o projecto Identidades no apoio pedagógico à escola de Artes Visuais de Maputo em Moçambique e à M_eia, Escola Internacional de Arte em Mindelo, Ilha de S. Vicente, Cabo Verde. Trabalha em Pintura e Serigrafia artística.

Professores Convidados do Clube de Desenho desde 2010

 António Jorge Gonçalves

Nasce em Lisboa. Em 1989 licencia-se em Design Gráfico pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. Em 1999 conclui o Mestrado em Theatre Design na Slade School of Fine Art em Londres onde foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Leccionou no IADE,  RESTART e Universidade Nova de Lisboa. O seu trabalho abrange desenho, fotografia, música, e arte pública. A narração por imagens é o seu território favorito: desde 1978 que publica banda desenhada em jornais, revistas e fanzines em Portugal, Espanha, França e Itália.

Carlos Barreira

Nasce em Chaves em 1945. Escultor e Professor Associado, jubilado em 2009, da Escola Superior de Belas Artes do Porto/Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Foi Diretor do Departamento de Escultura, Membro do Conselho Científico e Professor das disciplinas de Atelier I e II, Introdução à Escultura, Tecnologias de madeira e metais, Design Gráfico e Cenografia. Participa em simpósios, workshops de escultura e bienais de Arte expondo regularmente desde os anos 60.

Daniel Silvestre Silva

Nasce em Torres Vedras em 1979. Em 2004 licencia-se em Artes Plásticas, pela Escola Superior de Artes e Design (ESAD) das Caldas da Rainha. Exerce actividade de ilustrador editorial desde 2006, tendo ilustrado, entre outros, textos de Alice Vieira, Ana Saldanha, David Soares, João Pedro Mésseder, José Luís Peixoto, Sophia de Mello Breyner Andresen e Wang Suoying. Em 2009 conclui o Mestrado em Prática e Teoria do Desenho, pela FBAUP, com o relatório de projecto intitulado: “Amanhã arrebatarei uma besta”. É actualmente estudante do Doutoramento em Arte e Design na FBAUP. É, desde 2010, Assistente Convidado de Desenho na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, leccionando Laboratório de Desenho no Curso de Arquitectura, Desenho de Representação e Desenho de Figura no Curso de Design e Marketing de Moda. É, desde 2012, docente de Projecto II da Licenciatura de BD/Ilustração e Campos da Ilustração do Mestrado em Ilustração na Escola Superior e Artística do Porto (extensão de Guimarães  – ESAG). Para mais informações: http://filhodumboi.no.sapo.pthttp://

Daniela Duarte

Nasce em 1975, do Porto. Frequentou a Escola Artística Soares dos Reis, onde encontrou bons mestres. Em 1994 vai trabalhar para o Estúdio de Animação Filmógrafo, onde aprende os primeiros passos nesta arte, trabalhando na curta de animação “Estória do gato e da lua”, de Pedro Serrazina. Segue-se “Freccia Azurra”, de Enzo D’Alo, no Estúdio de Animação Lanterna Magica, em Turim. De regresso a Portugal, ao seu arroz predilecto e ao Filmógrafo, realiza duas curtíssimas para o programa Jardim da Celeste. Seguem-se colaborações várias em filmes de autor, como “História trágica com final feliz, de Regina Pessoa, “Melodia amarga”, de Pedro Moura, “O homem da Cabeça de papelão”, de Pedro Lino, “O canto dos quatro caminhos”, de Nuno Amorim. Em 2006 ingressa na ESAP-Guimarães, licenciando-se em Artes, Banda Desenha e Ilustração. Co-fundadora do pasquim satírico pró-lírico Buraco e membro do colectivo Arara. Escreve por gosto, mas sem saber nada da poda. Actualmente trabalha para a produtora de animação Animais como animadora e onde desenvolve o seu primeiro filme (de autor).

Eduardo Salavisa

Nasce em Lisboa onde vive e trabalha. Em 1980 licencia-se em Design de Equipamento pela Escola de Belas Artes de Lisboa. Trabalhou em Design Industrial, concebendo algumas peças que depois eram produzidas, em reduzido número, e comercializadas. Devido a vários condicionalismos, o Design deixou-lhe algumas desilusões, dedicando-se mais à pintura. Fez algumas exposições, de pintura e de desenho, sendo sobretudo o desenho que o interessa pelo seu carácter experimental e por ser mais um processo que um resultado. Por esta razão começou a interessar-se pelos Diários de Viagem, ou Gráficos, pelo registo sistemático do quotidiano, pelo seu carácter lúdico e simultaneamente didáctico. É professor no ensino secundário na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa. Além de fazer o seu próprio Diário, não só em viagem mas quotidianamente, estuda os de outros autores, utilizando-os nas suas aulas e nas de outros professores (ver escolas).

Joaquim Pinto Vieira

Nasce em Avintes em 1946. Pintor e Professor Catedrático aposentado da FAUP onde foi responsável pela disciplina de Desenho de 1974 a 2009. Dirigiu as disciplinas de Desenho do curso de Arquitectura da Universidade do Minho desde 1997 até 2006. Dirigiu dois cursos de Mestrado em Design Industrial na U.P. em 1990/1993. Realizou nos anos 70 e 80 estudos sobre a Fotografia em Portugal que deram origem a conferências e textos publicados em diversas publicações como a Colóquio-Artes. Desenvolveu actividade como cenógrafo e design gráfico nos anos 60/70/80. Tem publicados diversos textos sobre Desenho e imagem em publicações nacionais e estrangeiras. Co-dirigiu a revista de Desenho e Imagem, PSIAX editada pela FAUP e U.M. e FBAUP. Desde 1968 desenvolve obras de Desenho, Pintura e Multimédia e de Arte decorativa, que expõe individual e colectivamente. Está representado em várias colecções particulares e no Museu de Serralves, Porto.

Luís Fortunato Lima

Nasce no Porto em 1976. Em 2002 licencia-se em Artes Plásticas – Pintura, pela FBAUP. Em 2007 conclui o Mestrado em Prática e Teoria do Desenho, pela FBAUP, com a tese de mestrado intitulada: “O desenho como substituto do objecto – Descrição científica nas imagens do desenho de materiais arqueológicos. É, desde 2006, Professor Assistente na FAUP. É atualmente estudante do Doutoramento em Arte e Design na FBAUP. Enquanto artista plástico tem vindo a desenvolver trabalho no campo da pintura e do desenho.

Mário Bismarck

Nasce no Porto em 1959. Pintor e Professor Associado da FBAUP (Departamento de Desenho). É, desde 1993, Membro da Comissão Científica da FBAUP; do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (I2ADS); do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+) e do Núcleo de Investigação de Desenho (NID, I2ADS). É director do Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão da FBAUP. É diretor do Departamento de Desenho da FBAUP. É co-editor da revista Psiax, dedicada ao estudo do desenho e da imagem, publicada conjuntamente pela FBAUP, FAUP e pelo Departamento de Arquitetura da Universidade do Minho.

Miguel Carneiro

Nasce em 1980 no Porto. Licenciado em Artes Plásticas-Pintura, pela FBAUP. Artista plástico, ilustrador e autor de banda desenhada. Foi membro fundador do projecto PêssegoPráSemana (2001-2007). Participou e organizou várias exposições colectivas. Em 2004 criou, juntamente com Marco Mendes, o colectivo editorial e artístico A Mula (Ed. Cospe Aqui, Qu’Inferno, etc.). Docente no curso superior de B.D. e Ilustração na ESAP-Guimarães entre 2006 e 2009. Estágio na editora Le Dernier Cri (Marselha) durante 4 meses (2009). Co-fundador da Oficina Arara—arena d’artes gráficas e outros movimentos inconclusivos, juntamente com Dayana Lucas, Luís Silva e Von Calhau. Co-fundador do pasquim satírico pró-lírico Buraco. É o organismo oficialmente responsável, perante os tribunais, dos percalços existenciais do Sr. Pinhão, Sr. Frango e companhia limitada. Para mais informações: http://senhorpinhao.blogspot.pt/; http://humorbomapetite.blogspot.pt/; http://osgajosdamula.blogspot.pt/; http://ex-man.blogspot.pt/; http://mulambulante.blogspot.pt/;

Natacha Antão

Nasce em Angola em 1975. Em 2000 licencia-se em Artes Plásticas – Pintura, pela FBAUP. Em 2008 conclui o Mestrado em Desenho pela FBAUL com a tese de Mestrado intitulada: “DESENHO DE OBSERVAÇÃO, o desenhador, o referente e o desenho”. Atualmente é estudante de Doutoramento em Desenho na FBAUL. Foi Professora Assistente na ESAP, Porto, no ano de 2002/2003  e entre 2002 e 2006 foi professora assistente na ESAP, (extensão de Guimarães – ESAG). É, desde 2005,  Professora Assistente de Desenho na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (EAUM) e desde 2008, co-organizadora e comissária do “Estúdio UM” na EAUM, fazendo parte da organização de exposições, conversas de artista e master classes em desenho. (http://www.estudioum.org). É, desde 2000, membro da direção da “Gesto – Cooperativa Cultural CRL” e desde 1998 membro do grupo “Identidades – Movimento intercultural”.

Ricardo Leite

Nasce no Porto em 1970. Licenciado em Artes Plásticas-Pintura, pela FBAUP, 1999. Frequenta atualmente o Doutoramento em Arte e Design na FBAUP. De 2000 a 2009 foi Assistente Estagiário em Artes Plásticas- Pintura na Escola Superior Artística do Porto. Leccionou, em regime de substituição, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto a Unidade Curricular de Desenho I como assistente convidado de 3 de Outubro a 3 de Novembro de 2009. É Assistente Convidado na FBAUP desde 2010/11 na Unidade Curricular Atelier I – Pintura. É Assistente Convidado de Desenho na FAUP desde 2009/10. Colabora, desde 2004 com a Escola de Experiências Artísticas NextArt, Lisboa. Orientada do Curso Livre de Desenho na FBAUP, desde o ano lectivo 2006/07. Desenvolve a sua prática artística na área do desenho e da pintura.

Sofia Neto

Nasceu em S. João da Madeira em 1989. Licenciou-se em Artes Plásticas – Multimédia pela FBAUP e tem um Mestrado em Banda Desenhada pela EESI em Angoulême. É autora de banda desenhada, orienta Workshops e Cursos de Banda Desenhada no Centro de Arte de S. João da Madeira desde 2014, onde organizou as Conversas da Banda Desenhada em 2015. No verão de 2015, orientou um Workshop de Banda Desenhada na FBAUP. Faz parte da Comissão Organizadora do 8º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira.

Publicou em 2014 uma tira de ficção científica A Ronda no Jornal Único. Em 2014 participou na publicação QCDA#2000 pela Chili Com Carne e em 2015 na publicação Malmö Kebab Party pela Chili Com Carne em parceria com a  Ruru Comix. Co-edita a revista Carne e Osso com Marco Mendes desde 2015.