Professores/Professores Convidados

Elementos fundadores e Atuais Professores do Clube de Desenho

Carlos Pinheiro

Nasce no porto em 1981. Em 2004 licencia-se em Artes Plásticas – Escultura pela FBAUP e participa na fundação do colectivo artístico “Senhorio”, onde realizou vários fanzines ligados à área do desenho, bd e ilustração. Trabalhou com a galeria MCO – Arte Contemporânea, Porto. Actualmente, leciona as disciplina de Desenho I, Desenho II, Desenho III e Prática de Desenho na ESMAE, Processos e Métodas da BD na ESAP (extensão de Guimarães) e é co-fundador do Clube de Desenho (clubedesenho.wordpress.com) — criado em Setembro de 2010 juntamente com Marco Mendes, Nuno Sousa e Sofia Barreira. Em 2012 publicou o livro “Sobrevida” em co-autoria com Nuno Sousa, editado pela Imprensa Canalha, Lisboa.

  

Marco Mendes

Nasce em Coimbra em 1978. Licenciado em Design Gráfico pela FBAUP. Doutorando em Arte e Design pela FBAUP, autor de banda desenhada, ilustrador freelancer, artista plástico. É desde 2006 Assistente Convidado de Desenho na FAUP. Entre 2006 e 2012 lecionou várias disciplinas da Licenciatura em Banda Desenhada e Ilustração da Escola Superior Artística do Porto (extensão de Guimarães  – ESAG) e entre 2008 e 2012 lecionou Campos da Ilustração no Curso de Especialização Tecnológica de Ilustração Gráfica da mesma escola. Leciona, desde 2010, Desenho de Representação no Curso de Design na Universidade de Aveiro. Foi fundador, juntamente com Miguel Carneiro, do projecto artístico e editorial A Mula, a funcionar desde 2005, e é co-fundador do Clube de Desenho (clubedesenho.wordpress.com) — criado em Setembro de 2010 juntamente com Carlos Pinheiro, Nuno Sousa e Sofia Barreira.
Em 2008 publicou o livro “Tomorrow the chinese Will Deliver the Pandas”, editado pela Plana Press, Porto e em 2012 publicou o livro “Diário Rasgado, 2007/12”, editado pela Mundo Fantasma, Porto. Responsável por diversos cursos e oficinas de Banda Desenhada na Fundação de Serralves e Casa da Animação, Porto, e no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, entre outras instituições, portuguesas e espanholas.

 

Nuno Sousa

Nasceu no Porto em 1979. Em 2004 licencia-se em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Em 2010 conclui o Mestrado em Ensino de Artes Visuais pela FBAUP/ FPCEUP, com o relatório de mestrado intitulado: “Fazer acontecer – Construção de um não-método de aprendizagem”. EM 2017, conclui o Doutoramento em Educação Artística pela FBAUP. É co-fundador do Clube de Desenho (clubedesenho.wordpress.com) — criado em Setembro de 2010 juntamente com Carlos Pinheiro, Marco Mendes e Sofia Barreira. Foi membro fundador do colectivo Senhorio, no Porto, participando desde 2004 na produção e publicação de vários fanzines: “Barba”, “Pingue”, “Busto”, “Mister”, “Não me contes o fim – Eles Morrem Todos!”, “Formigueiro”, “Grande Prémio de Desenho”. Expõe regularmente desde 2005. Integra como compositor e intérprete os projectos musicais: Stowaways, Sr Doutor e João Peludo e a Orquestra Sonâmbula. É desde 2009 Assistente Convidado de Desenho na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e de Projecto I e Desenho de Espaço na Licenciatura de BD/Ilustração na Escola Superior e Artística do Porto (extensão de Guimarães – ESAG), onde assume, desde 2012, o cargo de Director de Departamento de BD e Ilustração. Em 2012 publicou o livro “Sobrevida”, em co-autoria com Carlos Pinheiro, editado pela Imprensa Canalha, Lisboa.

 

Sofia Barreira

Nasce no Porto em 1976. Em 2000 licencia-se em Artes Plásticas – Escultura pela FBAUP, em 2010 conclui o Mestrado em Ensino de Artes Visuais pela FBAUP e FPCEUP com o Relatório de Mestrado intitulado: Como ensinar a aprender a desenhar? e, em 2016, conclui o Doutoramento em Educação Artística na FBAUP com a tese intitulada: O que me fez o desenho? Do não desenhar ao escrever.

É co-fundadora do Clube de Desenho onde trabalha atualmente.

É docente de Desenho no ensino superior desde 2004, tendo passado pelas seguintes instituições: ESMAE; FAUP, EAUM e na ESD_IPCA onde se encontra atualmente e desde 2011.

Colaborou entre 2001 e 2010 com o Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea de Serralves na orientação de visitas às exposições temporárias do museu.

Desenvolve a sua prática artística expondo de forma intermitente desde 1998. Interessam-lhe as relações afetivas que se estabelecem com as coisas e lugares, e encontra nas vivências do quotidiano, doméstico e familiar, a sua matéria de trabalho. Explora a memória, as circunstâncias e a livre associação de ideias. Os meios são diversos: instalação, escultura, fotografia, vídeo, desenho, escrita.

Professores do Clube de Desenho

Arlindo Silva

Nasce na Figueira da Foz em 1974.  Em 2001, licencia-se em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. No mesmo ano foi bolseiro do programa Erasmus realizado na Academia de Belas Artes de Riga. É atualmente docente na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto e estudante de Doutoramento em Belas Artes na Universidade de Vigo. Enquanto artista plástico tem vindo a desenvolver trabalho no campo da pintura e do desenho.

 

Daniel Costa, 1982

Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela FBAUP (2016), licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela ESAP (2007). Colabora regularmente em projectos educativos: Burilar, Centro de Arte Oliva, Clube de Desenho do Porto, Oficinas Viarco. Em 2011 organizou “O Sol descreve a Terra”, uma exposição dedicada a desenhos de crianças. Em 2016 expôs a “Cova do Sono” na Casa da Imagem, Gaia e “os morcegos orbitam a luz” na Biblioteca Camões, Lisboa. Em 2017 expôs “sob o signo inquieto” no Centro de Arte de S. João da Madeira.

Diogo Nogueira (Porto, 1999)

Detém uma licenciatura em Artes Plásticas, ramo de Pintura, da Faculdade de Belas Artes da universidade do porto (2017-2021).

Desde 2019, tem participado em diversos concursos, recebendo uma menção honrosa em concurso dinamizado pela APF, exposto na Assembleia da República. Foi, também, distinguido com uma menção honrosa na Bienal de Arte Jovem de Vila Verde, com a obra “Máscara I” (2019).

Em 2021 vence o primeiro prémio na Bienal Internacional de Arte de Espinho com a obra “Pequena Sereia: SOS ou Omito” (2021), sendo convidado a participar numa mesa-redonda. Nesse mesmo ano, é distinguido com uma menção honrosa no prémio Árvore das Virtudes.

Tem participado em diversas exposições, em locais como o Museu Nacional Soares dos Reis, Reito­ria da Universidade do Porto, Galeria C.D., Museu Municipal de Espinho, Lugar de Desenho/Fundação Júlio Resende, Zet Gallery e internacionalmente em Múrcia, Espanha e Buenos Aires, Argentina. Destaca-se, também, a participação no Projeto MAP, projeto de intercambio internacional artístico e a participação na 3ª edição “pratos de cerâmica” na Cooperativa ÁRVORE.

Integra, como membro fundador, do projeto O Bueiro.

José Almeida Pereira

Vive e trabalha no Porto. É artista plástico, licenciado na Faculdade de Belas Artes do Porto em Pintura, onde fez também o mestrado em práticas artísticas contemporâneas com um estudo sobre ações de apropriação na arte. Estudou Pintura na Facultat Bellas Arts de Barcelona. Ganhou, ex-aeco, o 1º prémio Rothschild de Pintura do Banque Privée Edmond de Rothschild em Lisboa (com Vicente Tódoli e Julião Sarmento no júri)

Expõe publicamente desde 2001. Colaborou com as Galerias Reflexus, Fernando Santos, Graça Brandão e mais recentemente a Galeria Lehmann+Silva. Expôs em espaços institucionais como o Centre d’art contemporain, Meymac (França), Matadero (Madrid), MAAT (Lisboa), Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa), Museu Nacional Soares dos Reis (Porto), Museu da Cidade Extensão Romantismo (Porto) e na Galeria Municipal do Porto. Está representado nas Coleções Fundação EDP, Edmond de Rothschild, Norlinda e José Lima, RAR, Fundação PLMJ e outras.

http://josealmeidapereira.blogspot.com/

https://www.lehmannsilva.com/en/artist/jose-almeida-pereira/

autoretrato Sofia Neto_2018 copy

Sofia Neto

Nasceu em S. João da Madeira em 1989. Tem um Mestrado em Banda Desenhada pela EESI em Angoulême e licenciou-se em Artes Plásticas – Multimédia pela FBAUP. Orienta Workshops e Cursos de Banda Desenhada e de Narrativa Gráfica no Centro de Arte de S. João da Madeira. Orientou Formações de Banda Desenhada e de Desenvolvimento de Personagens na FBAUP e deu aulas na ESAG e no IPCA. Faz parte da Comissão Organizadora do Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira. É elemento do Serviço Educativo do Núcleo de Arte da Oliva.

Em 2014 participou na publicação QCDA#2000 pela Chili Com Carne e em 2015 na publicação Malmö Kebab Party pela Chili Com Carne em parceria com a Ruru Comix. Co-edita a revista Carne e Osso com Marco Mendes desde 2015. Tem duas edições pela Mundo Fantasma, Down Below em 2015 e Eco em 2016. Foi premiada com o prémio Geraldes Lino e publicou o livro Bizarras no âmbito da Colecção Toupeira pela Bedeteca de Beja em 2017. Teve trabalho exposto na Mundo Fantasma e no XIII FIBDB. Publica o livro Cicatriz pela Polvo editora em 2018.

Professores Convidados do Clube de Desenho

Ana Cachucho

Nasce no Funchal em 1980. Em 2005 licencia-se em Arquitetura pela FAUP e em 2012 conclui o Mestrado em Ensino de Artes Visuais pela FBAUP e FPCEUP, com o relatório de mestrado intitulado “Desenrolar o novelo: das aprendizagens do desenho até ao atlas de imagens na educação artística”. Atualmente, leciona a disciplina de Desenho de Representação e Comunicação no curso de Desenho Digital 3D, enquanto professora convidada, na Escola Artística e Profissional Árvore.

Ana Torrie Porto, 1982

Neta do filho bastardo e deserdado de uma abastada família rural do
Douro. Em 1990 ganha a medalha de ouro no concurso de desenho subordinado ao tema “luta contra a poluição”. Descobre então a sua paixão pela literatura macabra, tendo escrito e desenhado, ainda com 11 anos de idade, o seu primeiro conto ilustrado: “A maldição do Monte da Mina”. É na Polónia que marca o início de um novo ciclo na sua obra com Ed Gar, dedicando-lhe muitos anos da sua vida, ao estudo da sua representação através da gravura nas mais diversas técnicas e com quem mantém um relacionamento aberto (para toda a vida). Fundadora do Atelier Guilhotina – uma oficina de gravura, edição e impressão de obra gráfica original. Nos dias de hoje, constrangida por grandes dificuldades financeiras, divide-se por trabalhos da mais variada espécie: faz desenhos de famílias burguesas do Porto, estátua viva e cat sitting.

www.anatorrie.com
anatorrie@gmail.com

André Alves Barbosa

Nasce em Gaia em 1981. Em 2005 licencia-se em Artes Plásticas Pintura pela FBAUP. Em 2009 conclui o Mestrado em Ensino das Artes Visuais pela FBAUP/FPCEUP com o relatório de mestrado intitulado: “Mestre sem mister”. Em 2011, conclui o Master of Fine Arts pela University of Cincinnati com a tese de mestrado intitulada: “Something happens” . Foi bolseiro da Fulbright/ Carmona e Costa, laureado com o “6th Artist in Context”. Fez residência artística no Hotel Mariakapel e no “gARBa – Young Artists in residence in Basilicata”.

 António Jorge Gonçalves

Nasce em Lisboa. Em 1989 licencia-se em Design Gráfico pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. Em 1999 conclui o Mestrado em Theatre Design na Slade School of Fine Art em Londres onde foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Leccionou no IADE,  RESTART e Universidade Nova de Lisboa. O seu trabalho abrange desenho, fotografia, música, e arte pública. A narração por imagens é o seu território favorito: desde 1978 que publica banda desenhada em jornais, revistas e fanzines em Portugal, Espanha, França e Itália.

 Armando Ferraz 

Nasce em Lisboa em 1968. Em 1993 licencia-se em Artes Plásticas – Pintura pela ESBAP. Entre 1991 e 1993 deu aulas de Desenho na Cooperativa Gesto, Porto. No ano de 92/93 deu aulas de Desenho em Cursos Livres na Oficina/Cooperativa Cultural de Ermesinde. Entre 93 e 99 foi professor do ensino secundário lecionando as disciplinas de Desenho, Arte e Design e Geometria Descritva. No ano de 1998/99 realiza o seu Estágio/Profissionalização em Serviço, como professor de Ensino Secundário, pela Universidade de Aveiro. É desde 1997 docente de Desenho I e II na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde em 2004, realizou a sua Prova de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica intitulada: “Imagens da cor: dos discursos às representações. Variantes expressivas de representação gráfica cromática.” Desenvolve a sua prática artística na área das Artes Plásticas.

Carlos Barreira

Nasce em Chaves em 1945. Escultor e Professor Associado, jubilado em 2009, da Escola Superior de Belas Artes do Porto/Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Foi Diretor do Departamento de Escultura, Membro do Conselho Científico e Professor das disciplinas de Atelier I e II, Introdução à Escultura, Tecnologias de madeira e metais, Design Gráfico e Cenografia. Participa em simpósios, workshops de escultura e bienais de Arte expondo regularmente desde os anos 60.

Daniel Silvestre Silva

Nasce em Torres Vedras em 1979. Em 2004 licencia-se em Artes Plásticas, pela Escola Superior de Artes e Design (ESAD) das Caldas da Rainha. Exerce actividade de ilustrador editorial desde 2006, tendo ilustrado, entre outros, textos de Alice Vieira, Ana Saldanha, David Soares, João Pedro Mésseder, José Luís Peixoto, Sophia de Mello Breyner Andresen e Wang Suoying.

Em 2009 conclui o Mestrado em Prática e Teoria do Desenho, pela FBAUP, com o relatório de projecto intitulado: “Amanhã arrebatarei uma besta”. É actualmente estudante do Doutoramento em Arte e Design na FBAUP. É, desde 2010, Assistente Convidado de Desenho na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, leccionando Laboratório de Desenho no Curso de Arquitectura, Desenho de Representação e Desenho de Figura no Curso de Design e Marketing de Moda. É, desde 2012, docente de Projecto II da Licenciatura de BD/Ilustração e Campos da Ilustração do Mestrado em Ilustração na Escola Superior e Artística do Porto (extensão de Guimarães  – ESAG). Para mais informações: http://filhodumboi.no.sapo.pthttp://

Daniela Duarte

Nasce em 1975, do Porto. Frequentou a Escola Artística Soares dos Reis, onde encontrou bons mestres. Em 1994 vai trabalhar para o Estúdio de Animação Filmógrafo, onde aprende os primeiros passos nesta arte, trabalhando na curta de animação “Estória do gato e da lua”, de Pedro Serrazina. Segue-se “Freccia Azurra”, de Enzo D’Alo, no Estúdio de Animação Lanterna Magica, em Turim. De regresso a Portugal, ao seu arroz predilecto e ao Filmógrafo, realiza duas curtíssimas para o programa Jardim da Celeste. Seguem-se colaborações várias em filmes de autor, como “História trágica com final feliz, de Regina Pessoa, “Melodia amarga”, de Pedro Moura, “O homem da Cabeça de papelão”, de Pedro Lino, “O canto dos quatro caminhos”, de Nuno Amorim. Em 2006 ingressa na ESAP-Guimarães, licenciando-se em Artes, Banda Desenha e Ilustração. Co-fundadora do pasquim satírico pró-lírico Buraco e membro do colectivo Arara. Escreve por gosto, mas sem saber nada da poda. Actualmente trabalha para a produtora de animação Animais como animadora e onde desenvolve o seu primeiro filme (de autor).

Emília Alírio

Nasce em Santa Maria de Bouro em 1945. Em 1977 licencia-se em Pintura/ Escultura pela Escola Superior Belas Artes do Porto. Expõe  coletivamente desde então. Fez o estágio Pedagógico ao Ensino Secundário na Escola Aurélia de Sousa. Lecionou Desenho,  Geometria Descritiva e Oficina de Artes na Escola Especializada de Ensino Artístico Soares dos Reis, no Porto. Foi professora especializada e formadora junto do Getap. Autora e co-autora de programas de Desenho e Oficina de Artes para o Ministério da Educação. Integrou o grupo organizador do seminário “Os Desenhos do Desenho”. Integra o projecto Identidades no apoio pedagógico à escola de Artes Visuais de Maputo em Moçambique e à M_eia, Escola Internacional de Arte em Mindelo, Ilha de S. Vicente, Cabo Verde. Trabalha em Pintura e Serigrafia artística.

Eduardo Salavisa

Nasce em Lisboa onde vive e trabalha. Em 1980 licencia-se em Design de Equipamento pela Escola de Belas Artes de Lisboa. Trabalhou em Design Industrial, concebendo algumas peças que depois eram produzidas, em reduzido número, e comercializadas. Devido a vários condicionalismos, o Design deixou-lhe algumas desilusões, dedicando-se mais à pintura. Fez algumas exposições, de pintura e de desenho, sendo sobretudo o desenho que o interessa pelo seu carácter experimental e por ser mais um processo que um resultado. Por esta razão começou a interessar-se pelos Diários de Viagem, ou Gráficos, pelo registo sistemático do quotidiano, pelo seu carácter lúdico e simultaneamente didáctico. É professor no ensino secundário na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa. Além de fazer o seu próprio Diário, não só em viagem mas quotidianamente, estuda os de outros autores, utilizando-os nas suas aulas e nas de outros professores (ver escolas).

Joaquim Pinto Vieira

Nasce em Avintes em 1946. Pintor e Professor Catedrático aposentado da FAUP onde foi responsável pela disciplina de Desenho de 1974 a 2009. Dirigiu as disciplinas de Desenho do curso de Arquitectura da Universidade do Minho desde 1997 até 2006. Dirigiu dois cursos de Mestrado em Design Industrial na U.P. em 1990/1993. Realizou nos anos 70 e 80 estudos sobre a Fotografia em Portugal que deram origem a conferências e textos publicados em diversas publicações como a Colóquio-Artes. Desenvolveu actividade como cenógrafo e design gráfico nos anos 60/70/80. Tem publicados diversos textos sobre Desenho e imagem em publicações nacionais e estrangeiras. Co-dirigiu a revista de Desenho e Imagem, PSIAX editada pela FAUP e U.M. e FBAUP. Desde 1968 desenvolve obras de Desenho, Pintura e Multimédia e de Arte decorativa, que expõe individual e colectivamente. Está representado em várias colecções particulares e no Museu de Serralves, Porto.

Luciana Bastos

Artista, ilustradora e designer. Em Brasília, formou-se em Artes Visuais pela Universidade de Brasília. Na Universidade do Porto, Portugal, concluiu mestrado em Design Gráfico e especializou-se em Ilustração. Tanto sua produção artística quanto sua investigação em design e ilustração estão relacionadas à observação do lugar comum, do vivido e experienciado. A observação do seu corpo enquanto mulher em espaços íntimos e públicos é força motriz para o pensamento crítico sobre as interações e relações sociais nos diferentes espaços e tempos. Sua produção materializa-se principalmente no desenho e frequentemente em livros de artista, narrativas visuais, textos, fotos e bordados. Seu aliado, cúmplice de caminhos e lugar de pensamento é o diário gráfico.https://lh5.googleusercontent.com/yjgBYlvSZIA517o3OX5a_ZSVIBbf8xb1w4QjmDaJIj2L9FjGpCIPo1Vb7GDKd-EMAdu_3m1S2PWqhhdAWRtQl39HwNiPmbHGdFcWIpVforh3IVAXJh7SOsg4ZBy6G-n_fu2HnTY_

Luís Fortunato Lima

Nasce no Porto em 1976. Em 2002 licencia-se em Artes Plásticas – Pintura, pela FBAUP. Em 2007 conclui o Mestrado em Prática e Teoria do Desenho, pela FBAUP, com a tese de mestrado intitulada: “O desenho como substituto do objecto – Descrição científica nas imagens do desenho de materiais arqueológicos. É, desde 2006, Professor Assistente na FAUP. É atualmente estudante do Doutoramento em Arte e Design na FBAUP. Enquanto artista plástico tem vindo a desenvolver trabalho no campo da pintura e do desenho.

Manuel Santos

Porto, 1990. Foi aluno do Clube de Desenho. Frequentou o curso de Artes Plásticas na FBAUP. Concluiu a licenciatura em Desenho pela FBAUL, em 2020. Interessa-se pelo desenho de observação, nomeadamente a representação da figura humana.

Mário Bismarck

Nasce no Porto em 1959. Pintor e Professor Associado da FBAUP (Departamento de Desenho). É, desde 1993, Membro da Comissão Científica da FBAUP; do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (I2ADS); do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+) e do Núcleo de Investigação de Desenho (NID, I2ADS). É director do Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão da FBAUP. É diretor do Departamento de Desenho da FBAUP. É co-editor da revista Psiax, dedicada ao estudo do desenho e da imagem, publicada conjuntamente pela FBAUP, FAUP e pelo Departamento de Arquitetura da Universidade do Minho.

Miguel Carneiro

Nasce em 1980 no Porto. Licenciado em Artes Plásticas-Pintura, pela FBAUP. Artista plástico, ilustrador e autor de banda desenhada. Foi membro fundador do projecto PêssegoPráSemana (2001-2007). Participou e organizou várias exposições colectivas. Em 2004 criou, juntamente com Marco Mendes, o colectivo editorial e artístico A Mula (Ed. Cospe Aqui, Qu’Inferno, etc.). Docente no curso superior de B.D. e Ilustração na ESAP-Guimarães entre 2006 e 2009. Estágio na editora Le Dernier Cri (Marselha) durante 4 meses (2009). Co-fundador da Oficina Arara—arena d’artes gráficas e outros movimentos inconclusivos, juntamente com Dayana Lucas, Luís Silva e Von Calhau. Co-fundador do pasquim satírico pró-lírico Buraco. É o organismo oficialmente responsável, perante os tribunais, dos percalços existenciais do Sr. Pinhão, Sr. Frango e companhia limitada. Para mais informações: http://senhorpinhao.blogspot.pt/; http://humorbomapetite.blogspot.pt/; http://osgajosdamula.blogspot.pt/; http://ex-man.blogspot.pt/; http://mulambulante.blogspot.pt/;

Natacha Antão

Nasce em Angola em 1975. Em 2000 licencia-se em Artes Plásticas – Pintura, pela FBAUP. Em 2008 conclui o Mestrado em Desenho pela FBAUL com a tese de Mestrado intitulada: “DESENHO DE OBSERVAÇÃO, o desenhador, o referente e o desenho”. Atualmente é estudante de Doutoramento em Desenho na FBAUL. Foi Professora Assistente na ESAP, Porto, no ano de 2002/2003  e entre 2002 e 2006 foi professora assistente na ESAP, (extensão de Guimarães – ESAG). É, desde 2005,  Professora Assistente de Desenho na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (EAUM) e desde 2008, co-organizadora e comissária do “Estúdio UM” na EAUM, fazendo parte da organização de exposições, conversas de artista e master classes em desenho. (http://www.estudioum.org). É, desde 2000, membro da direção da “Gesto – Cooperativa Cultural CRL” e desde 1998 membro do grupo “Identidades – Movimento intercultural”.

Ricardo Leite

Nasce no Porto em 1970. Licenciado em Artes Plásticas-Pintura, pela FBAUP, 1999. Frequenta atualmente o Doutoramento em Arte e Design na FBAUP. De 2000 a 2009 foi Assistente Estagiário em Artes Plásticas- Pintura na Escola Superior Artística do Porto. Leccionou, em regime de substituição, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto a Unidade Curricular de Desenho I como assistente convidado de 3 de Outubro a 3 de Novembro de 2009. É Assistente Convidado na FBAUP desde 2010/11 na Unidade Curricular Atelier I – Pintura. É Assistente Convidado de Desenho na FAUP desde 2009/10. Colabora, desde 2004 com a Escola de Experiências Artísticas NextArt, Lisboa. Orientada do Curso Livre de Desenho na FBAUP, desde o ano lectivo 2006/07. Desenvolve a sua prática artística na área do desenho e da pintura.

img_20180202_133252.jpg Rodrigo Queirós

Nasceu no Porto e estudou cerâmica na Escola Artística Soares dos Reis. Em 2016 completou o curso de Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Desenvolveu a técnica da gravura e do desenho na Ecole de Beaux Artes de Paris e encontra-se neste momento a terminar o Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão na FBAUP. Foi aluno do Clube de Desenho entre 2010 e 2013.

Samuel Ornelas (Santos – SP, 1986)

Estudou design gráfico e pintura e dedica-se à xilogravura desde 2007, em que o ato de gravar simboliza sua (nossa) existência. Cresceu junto a Serra do Mar e o Atlântico (Brasil), lugares que se manifestam na sua atitude artística até hoje. Vive feliz, no Porto, desde 2016.

www.samuelornelas.com

muca.ornelas@gmail.com

autoretrato.jpg  Tiago Silva

Estudou pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Participou em cursos e workshops de desenho e pintura no Clube de Desenho.
Orienta aulas de desenho, particulares e em grupo, no Porto.
Enquanto artista plástico tem vindo a desenvolver trabalho na área do desenho e da pintura.


Uma resposta a Professores/Professores Convidados

  1. Pingback: Curso de desenho a partir de obras de arte (d’aprés) | Clube de Desenho

Os comentários estão fechados.